quarta-feira, 13 de abril de 2016

Movimento a favor da saúde e ao combate do mosquito Aedes Aegypti

O 5º ano A e B, em companhia da professora Andréa, iniciaram o ano estudando medidas de combate ao mosquito transmissor de doenças graves, o Aedes Aegypti. Primeiramente pesquisamos as características, os hábitos, os locais mais propícios para proliferação do mosquito, bem como as principais doenças ocasionadas pela sua picada.
Concluímos que podemos colaborar para minimizar os riscos de proliferação tomando medidas preventivas primeiramente em nossa casa, na nossa escola, no nosso bairro. Para isso ficou combinado que todos nós, do 5º ano A e B, seríamos “detetives”, ou seja, iríamos fazer buscas em nossa casa, na vó, na dinda, no amigo, enfim, onde passarmos estaríamos atentos a possíveis locais que poderiam tornar-se um local de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Realizamos em sala “rodas de conversa” para socialização dos “detetives”, neste momento cada um conta aos demais colegas o que já fez e fará para colaborar na missão assumida.
Panfletos explicativos e com chamamentos contra o mosquito foram elaborados pela turma e expostos nos corredores do prédio que estudamos.
Criamos em nossa sala o “mural das últimas notícias”, nele quem leu algo sobre o assunto traz para sala para compartilhar com a turma.
Ainda pensando em movimentar-se a favor da saúde e ao combate do mosquito Aedes Aegypti nossa turma foi desafiada a uma “Ação Concreta”: Juntar tampinhas de garrafa PET. O objetivo é ajudar a Liga Feminina de Combate ao Câncer com a doação das tampinhas e colaborar com a retirada das mesmas do meio ambiente. Quem quiser juntar-se aos 5º anos em sua “Ação Concreta” poderá juntar as tampinhas e entregá-las em nossa sala.


 

 
 (Prof. Andréa)

Nenhum comentário: